Como o contador te auxilia no processo de licitação

Os processos licitatórios são ótimas oportunidades para a realização de negócios dentro de uma empresa. Afinal, são formas seguras e rentáveis de prestar um serviço ou oferecer um produto ao estado. Porém, como de costume na administração pública, é uma atividade muito bem regulamenta por leis e que exige uma vasta quantidade de documentações.

Por isso, o contador será o seu principal aliado para orientar e assessorar a sua participação em licitações. Isso porque por meio do apoio contábil, você terá muito mais segurança ao cumprir com as exigências do edital, aumentando suas chances de ganhar a disputa.

Situação regular

Desde reunir certificados de regularidade e obrigações fiscais até corrigir alguma inconsistência, o contador atua para que a sua organização esteja dentro de tudo o que é exigido legalmente e que te permitem concorrer no processo licitatório. Afinal, os órgãos solicitam determinadas certidões como critérios básicos para uma empresa participar das licitações.

Geralmente, é necessário comprovar informações como situação financeira da organização, demonstração contábil, balanço de patrimônio, entre outros dados que atestam a regularidade do seu negócio com as esferas municipais, estaduais e federais.

A experiência do contador facilitará que tais relatórios e comprovações do seu negócio sejam feitos com mais precisão e segurança, tornando mais acessível a elaboração de um documento essencial para a participação em licitações.

Documentações exigidas

Além de comprovar os dados empresariais que citamos, também é preciso emitir um documento específico, a Certidão Negativa de Débitos (CND). É ela que atestará que sua empresa não possui irregularidades ou pendências, critério básico para se inscrever nos processos licitatórios.

São permitidas apenas as certidões: negativa ou positiva com efeito de negativa, que ocorre nos casos de débitos considerados suspensos, como o parcelamento de uma dívida.

Expertise contábil

Caso a sua organização se depare com qualquer tipo de conflito em tais informações que são necessárias durante as licitações, o contador se encarregará de corrigir estes problemas – quando possível – para viabilizar sua participação no processo.

Dessa forma, é um profissional que cumpre um papel essencial no apoio e auxílio às empresas que têm interesse nas licitações. Se a sua empresa se encaixa nesse perfil, procure um escritório de contabilidade profissional e experiente, capaz de te assessorar em todos detalhes que envolvem o processo licitatório.

A Exactus é especialista no atendimento contábil de empresas e está há mais de 50 anos contribuindo com o crescimento e a regularização de inúmeras organizações em Londrina e região.

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