Como abrir uma empresa?

2021 chegou e está na hora de investir em seus sonhos. Para que isso aconteça, vamos auxiliar neste momento, mostrando as etapas de abertura e toda a documentação necessária para que você possa ter seu próprio negócio.

Vamos começar com um dos fatores de maior importância: dinheiro.
– Afinal, quanto custa para abrir uma empresa?
A resposta vai variar para cada cidade e estado, pois terão taxas diferentes para o registro das empresas nos órgãos públicos, além de exigências específicas para a execução do processo.
É preciso planejar bem os custos ao decorrer do andamento. Eles devem ser considerados em seu orçamento inicial para evitar surpresas na criação de seu CNPJ.

-Abertura de empresa passo a passo:A formalização do seu negócio e o registro da sua empresa exige alguns passos:

1. Definir seu modelo de negócios e o nome da empresa;

2. Contratar um contador de confiança;

3. Escolher o tipo de empresa para abrir MEI, ME, EPP, Médio ou Grande porte;

4. Definir o Regime jurídico da empresa: EI, EIRELI ou LTDA;

5. Escolher as atividades para exercer (CNAEs);

6. Saber qual será o seu regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real;

7. Elaborar o Contrato Social com a participação dos sócios;

8. Separar os documentos necessários para efetuar o registro na Junta comercial;

9. Obter o alvará de localização e funcionamento, se for o caso de sua empresa;

10. Fazer a Inscrição Estadual.

Agora que numerados, vamos contar um pouquinho sobre cada um!
1. Defina o modelo de negócios da sua empresa: os modelos de negócio evoluíram e se apresentam de diferentes formas. Procure aquele que melhor se adapte ao seu negócio, atenda seus clientes e permita que você maximize o seu resultado.

2. Contador de confiança: para dar entrada no processo de abertura é necessário que você contrate um escritório de contabilidade com experiência em abertura de micro e pequenas empresas, assim, o contador responsável poderá explicar como abrir a empresa e será o responsável por confeccionar e emitir os documentos exigidos pelos órgãos públicos, além de fornecer as orientações e assessoria necessária.

3. Escolha o tipo de empresa para abrir: MEI, ME ou EPP: os portes mais comuns de empresas que você pode escolher são: MEI, ME ou EPP. O MEI é uma primeira categoria, mais simples e com algumas limitações em relação a sócios, faturamento e funcionários. Já na ME e EPP as possibilidades são bem maiores e dá para constituir o seu negócio de acordo com a sua necessidade.

4. Defina a Natureza Jurídica da empresa: EI, EIRELI, SLU ou LTDA: é hora de definir a natureza jurídica do seu negócio, que nada mais é do que a forma de constituição da empresa: quem são os sócios, a participação de cada um na empresa e o investimento inicial.

5. Escolha as atividades para exercer (CNAEs): a escolha das atividades em sua empresa são fundamentais para garantir que você possa executar todos os serviços que planejou inicialmente e também garantir a melhor tributação para sua operação.

6. Saiba qual será o seu regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real: é imprescindível contar com a ajuda de uma contabilidade com experiência para lhe auxiliar neste processo para garantir que você não pague mais do que precisa.

7. Elabore o Contrato Social com a participação dos sócios: o Contrato Social é a certidão de nascimento da empresa. Nele que irão constar todos os dados básicos do negócio, como: quem são os sócios, qual o endereço da sede, quais os deveres de cada sócio com o empreendimento e qual o ramo de atuação, entre várias outras coisas.

8. Separe os documentos necessários para efetuar o registro na Junta comercial: os documentos variam muito dependendo do Estado e da sua cidade, pois existem grandes diferenças de uma Prefeitura para outra, além de diferentes exigências para cada atividade comercial.
Na maioria dos casos, os documentos exigidos são esses:

– RG e CPF;- Comprovante de endereço;- Se casado(a), certidão de casamento;- Cópia do IPTU ou documento que conste a inscrição imobiliária ou a indicação fiscal do imóvel onde a empresa será instalada.

9. Obtenha o alvará de localização e funcionamento: caso a sua empresa precise, o alvará de funcionamento é um documento que autoriza a empresa a exercer as suas atividades em determinados locais de acordo com as normas estabelecidas. Ele é concedido pela Prefeitura ou outro órgão governamental municipal.

10. Faça a Inscrição Estadual ou Municipal: de acordo com o tipo de empresa – serviço ou comércio é necessário realizar a inscrição do estado e município.
Agora que você já sabe o passo a passo para um processo de abertura seguro de empresa, só resta uma coisa: botar a mão na massa e contar com a ajuda de um escritório de contabilidade confiável.

Para isso, a Exactus está ao seu dispor!

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