Como fazer planejamento tributário para o setor atacadista?

O planejamento tributário pode ser a porta para diversas oportunidades, a exemplo da redução da carga tributária de uma empresa. Algo que é especialmente interessante para empresas que atuam no setor atacadista, concorda? Num cenário tão competitivo quanto o desse recorte, ter um planejamento tributário e financeiro inteligente é essencial para o sucesso da operação.

No presente artigo vamos estudar um pouco mais sobre o planejamento tributário desenhado para o setor atacadista. Continue a leitura e entenda melhor o que temos a explicar.

O Planejamento Tributário do Setor Atacadista

Diversos são os tipos de planejamento tributário. No contexto do setor atacadista, podemos ver alguns tipos específicos que podem ser estruturados. Estes, que serão condizentes com dados momentos da empresa e dadas necessidades e objetivos da gestão. 

Falando em números, 4 seriam esses tipos, e destrinchamos cada modelo logo abaixo:

  • Estratégico: Sendo um dos mais comuns, o planejamento estratégico visa estruturar o funcionamento da empresa ao redor de um pilar de redução de tributos, busca por incentivos fiscais, elaboração de novos produtos e serviços, entre outros pontos que possam trazer grandes impactos a longo prazo;
  • Operacional: O planejamento operacional tem um foco maior no curto prazo, sendo organizado para garantir o adimplemento do pagamento de impostos e cumprimento de obrigações fiscais comuns. No planejamento operacional existe a busca por manter o ciclo diário da empresa bem fluido e com o menor número de intercorrências possível;
  • Tático: Se o Estratégico foca no Longo Prazo, e o Operacional no Curto Prazo, o Tático é um planejamento tributário de médio prazo, costumeiramente inidado para qualquer tipo de empresa – atacadista ou não. Aqui existe a definição de um plano dividido por setores e pautando cada recorte numa meta específica;
  • Corretivo: Por fim, o Planejamento Corretivo, que é utilizado principalmente como um meio para um fim. Talvez seja comparável ao Planejamento Operacional, uma vez que também visa ter resultados no curto prazo. A diferença aqui é que o Planejamento tributário corretivo visa, quer seja no setor atacadista ou outros, analisar todas as movimentações atípicas e corrigir as mesmas da melhor forma possível, garantindo a regularização e o adimplemento de obrigações fiscais.

Conseguiu entender bem cada um desses tipos de planejamento tributário? Entendeu bem como encaixar os mesmos na sua realidade do setor atacadista? Caso não, converse com um de nossos especialistas aqui da Exactus Contabilidade.

Vale lembrar ainda que o planejamento tributário é essencial para garantir que o cotidiano de sua empresa do setor atacadista, tenha o melhor desempenho possível. Principalmente quando se percebe que, a partir de tal planejamento, é possível angariar a redução da carga tributária, também conhecida como elisão fiscal.

Estude o molde que sua empresa tem sido pautada perante os tributos e garanta o sucesso de sua operação com o Planejamento Tributário.

Contabilidade e Assessoria Exactus

Quer entender melhor sobre como você pode coordenar o planejamento tributário de sua empresa de atacado? Converse com um de nossos especialistas aqui da Exactus e saiba melhor sobre como podemos te ajudar.

Um grande abraço e nos falamos brevemente. Até mais!

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Compartilhe
Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos
Conversar
1
Precisa de ajuda?
Olá, precisa de ajuda? Vamos conversar?