{"id":1052,"date":"2022-04-25T18:21:03","date_gmt":"2022-04-25T18:21:03","guid":{"rendered":"https:\/\/exactuscontabilidade.com.br\/?p=1052"},"modified":"2022-04-25T18:21:04","modified_gmt":"2022-04-25T18:21:04","slug":"e-commerce-e-cdc-fique-atento-aos-cuidados-necessarios","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/exactuscontabilidade.com.br\/e-commerce-e-cdc-fique-atento-aos-cuidados-necessarios\/","title":{"rendered":"E-commerce e CDC \u2013 Fique atento aos cuidados necess\u00e1rios"},"content":{"rendered":"\n
Desde o segundo semestre de 2019, com a pandemia, as reclama\u00e7\u00f5es de compras online cresceram 653% sendo o Procon-SP.<\/p>\n\n\n\n
Apesar o crescimento de 2022 ser menor em compara\u00e7\u00e3o da 2021, ele segue avan\u00e7ando com 12% segundo a Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Com\u00e9rcio Eletr\u00f4nico (Abcomm).<\/p>\n\n\n\n
Devido as mudan\u00e7as de h\u00e1bitos por causa da pandemia, a pr\u00e1tica de venda on-line se consolidou no mercado.<\/p>\n\n\n\n
Apesar das grandes vantagens em vender on-line, essa pr\u00e1tica gerou alguns problemas como o aumento de 653% de reclama\u00e7\u00f5es entre o segundo semestre de 2019 e o mesmo per\u00edodo de 2021, segundo os dados apresentados pelo Procon-SP no \u00faltimo dia 16 de abril.<\/p>\n\n\n\n
Uma das principais queixas dos consumidores s\u00e3o os atrasos, problemas de pre\u00e7os, cobran\u00e7as e at\u00e9 mesmo sites falsos.<\/p>\n\n\n\n
As vendas on-line se tornaram uma fonte de sobreviv\u00eancia para quem possui com\u00e9rcio f\u00edsico desde o in\u00edcio da pandemia at\u00e9 agora.<\/p>\n\n\n\n
\u00c9 importante ficar atento h\u00e1 algumas regras para n\u00e3o infringir o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor (CDC), principalmente para os lojistas que passaram a vender por sites pr\u00f3prios, redes sociais ou coloca em lojas virtuais como marketplace.<\/p>\n\n\n\n
Veja algumas dicas importantes para vender on-line e n\u00e3o ter problemas futuros com o CDC.<\/p>\n\n\n\n
O vendedor on-line deve manter os mesmos cuidados de uma loja f\u00edsica, sendo diligente como as informa\u00e7\u00f5es prestadas como descri\u00e7\u00e3o, pre\u00e7o, formas de pagamento e prazo de entrega.<\/p>\n\n\n\n
Nas lojas on-line \u00e9 importante refor\u00e7ar ainda mais sobre o prazo de entrega e custo caso haja frete de correios ou transportadoras.
Outro detalhe importante \u00e9 a explica\u00e7\u00e3o sobre as promo\u00e7\u00f5es, constatando quantidade limite de compra por consumidor.<\/p>\n\n\n\n
Nas redes sociais o cuidado precisa ser redobrado. Aqueles que realizam vendas diretamente pelo WhatsApp, Instagram ou Facebook como MEI precisam estar atentos \u00e0 todas as informa\u00e7\u00f5es para n\u00e3o infringir o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor e prejudicas seu neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n
Fique atento para n\u00e3o fazer an\u00fancios de produtos que possam causar danos \u00e0 sa\u00fade ou enganar o consumidor e tamb\u00e9m aos prazos oferecidos e deixe claro o valor do produto, frete e prazo de troca.<\/p>\n\n\n\n
Segundo o artigo 2\u00ba do Decreto n\u00ba 7.962\/2013: os pre\u00e7os devem estar em local de destaque e f\u00e1cil visualiza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
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Dia 05 de abril foi aprovado o Decreto 11.034\/22 que trata-se sobre o Atendimento ao Consumidor (SAC). O Decreto ter\u00e1 vig\u00eancia a partir de 05 de outubro deste ano, exigindo que o comerciante forne\u00e7a ao consumidor uma modalidade de SAC 24 horas por dia, sete dias da semana como n\u00famero de protocolo ou procedimento referente ao atendimento.<\/p>\n\n\n\n
No Marketplace ambos s\u00e3o fornecedores, dessa forma, al\u00e9m dos cuidados b\u00e1sicos com o consumidor, \u00e9 preciso redobrar a aten\u00e7\u00e3o com as informa\u00e7\u00f5es apresentadas aos consumidores.<\/p>\n\n\n\n
Verifique tamb\u00e9m se a loja \u00e9 colocada como destaque e se isso possui alguma taxa extra.<\/p>\n\n\n\n
Al\u00e9m de todos os cuidados, tamb\u00e9m \u00e9 importante ficar atento a prazo de entrega, garantia e valor de entrega (caso seja realizada).<\/p>\n\n\n\n
A venda direta realizada entre ind\u00fastria e consumidor \u00e9 considerada uma tend\u00eancia de NRF 2022 e tamb\u00e9m ser\u00e1 regida pelo CDC.<\/p>\n\n\n\n
O fornecedor \u00e9 toda pessoa f\u00edsica ou jur\u00eddica, p\u00fablica ou privada, nacional ou estrangeira e realizem atividades de produ\u00e7\u00e3o, montagem, cria\u00e7\u00e3o constru\u00e7\u00e3o entre outros in\u00fameros servi\u00e7os prestados.<\/p>\n\n\n\n
De forma geral, \u00e9 de extrema import\u00e2ncia zelar pelo consumidor e apresentar a ele todas as informa\u00e7\u00f5es de forma clara, assim, o vendedor on-line n\u00e3o ter\u00e1 problema para realizar suas vendas.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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