A sua empresa pode optar por algumas regimes tributários, como o Lucro Real ou o Presumido. Isso pode fazer muita diferença no total de impostos que ela paga. Mas, você sabe a diferença desses dois regimes? Vamos lá!

O Lucro Real é uma forma de regime tributário que as empresas recolhem seus impostos, com base no lucro líquido do período, ou seja, é realizado todo um cálculo de subtração entre a receita e despesas dedutíveis. É baseado no faturamento mensal ou trimestral da empresa, baseando-se apenas no lucro efetivo.
Em contrapartida, o Lucro Presumido faz a apuração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), com base em uma expectativa de lucro da empresa. Ao invés de recolher os tributos baseados no faturamento, como o lucro real, é feita uma presunção de acordo com as características da empresa, aplicando uma alíquota sobre o faturamento.

Para escolher o melhor regime para a sua empresa, é preciso estar atento a alguns detalhes, como:

De acordo com sua opção, a forma de apuração do PIS e COFINS sofrerá uma mudança importante, tanto no total recolhido, quanto na forma de cálculo. Isso porque no Lucro Real, as empresas recolhem pelo regime não cumulativo, ao contrário do Lucro Presumido que usa o cumulativo.
Outro fator a se observar é a diferença na base de cálculo de CSLL e IRPJ, visto que no Lucro Real a base é o lucro efetivo obtido durante o período, e no Lucro Presumido, é obtido de forma presumida. E por fim, há também as obrigações acessórias, que mudam de acordo com o seu regime tributário.

Com o intuito de deixar esse assunto ainda mais claro, preparamos um vídeo explicando suas principais diferenças. Vamos lá?

Procure a Exactus para tirar todas as dúvidas e orientar qual o melhor regime tributário para sua empresa!

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Conversar
1
Precisa de ajuda?
Olá, precisa de ajuda? Vamos conversar?